quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lula ao sancionar o PLC 137/2009 critica advogados que 'exploram' pobres

BRASÍLIA - De maneira bem-humorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, agora há pouco, durante cerimônia para sanção da lei complementar que altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública, os advogados que ficam à espera de clientes nas portas de fábrica para ganharem honorários sobre direitos que o cidadão comum teria. Lula citou um caso próprio, quando ele perdeu o dedo mínimo numa máquina, na década de 60. De acordo com o presidente, naquela época um advogado se aproximou dele e disse que o ajudaria a receber o seguro pelo acidente - embora, para tanto, não fosse necessária a atuação de nenhum profissional. Quando foi retirar o dinheiro, o advogado quis lhe cobrar 20% de honorário.
- Tem aqueles advogados, que ficam na porta da Justiça, na verdade, muitas vezes, enganando o pobre do trabalhador. Quando se recebe uma AM (documento) do Fundo de Garantia, é só ir no banco depositar e marcar a data para ele receber. Mas o advogado promete: "Vai no meu escritório que eu consigo mais rápido" - disse Lula.
- Ai o coitadinho vai e não consegue mais rápido coisa nenhuma e, depois, tem de pagar 20% para o advogado - declarou.
Lula afirmou que acabou não pagando os honorários porque recorreu a outro profissional , do sindicato, e de graça, e este teria telefonado para o colega desistir da cobrança.
- Eu cheguei lá, o advogado me deu um tremendo carão, uma esculhambada, mas me deu meu dinheirinho todo. Eu fiquei quieto porque terminei não pagando. Achei que era injustiça - contou.
Lula disse que a Defensoria Pública permite aos mais pobres ter acesso à Justiça e não mais ser condenado sem assistência jurídica.
- Fico imaginando os milhões e milhões de mulheres e homens neste país que, diante de um problema, não têm ninguém para defendê-los e, às vezes, são condenados por bobagem _ observou, para complementar: - Ao fortalecer a Defensoria, estamos apenas garantindo ao cidadão mais humilde o mesmo direito de alguém que pode contratar o mais importante advogado deste país.
Lula, como já fez em diversas ocasiões, voltou a elogiar o Congresso Nacional pela aprovação de projetos considerados importantes por ele.
- É importante saber que lá dentro tem mais amigos do que vocês imaginam - disse aos advogados públicos que participavam da solenidade.

Nenhum comentário: