segunda-feira, 19 de maio de 2008

LDO 2009 é entregue na Assembléia com acordo histórico entre Poderes

Os Três Poderes de Estado, ao lado do Ministério Público e Tribunal de Contas, reuniram-se na tarde de hoje (15/5) na Assembléia Legislativa, para entregar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009. O momento foi classificado como histórico pelos Chefes das Instituições, pois obteve-se acordo para que sejam congeladas as despesas de investimento e custeio e seja adotado o mesmo índice de correção frente às despesas com pessoal.
O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, registrou que o momento demonstra que, querendo, se podem resolver os impasses “da maneira mais inteligente possível, sem a necessidade de interferências externas”. Disse que o Poder Judiciário aceitou o sacrifício orçamentário por ser solidário e por ter o dever, para com a sociedade do Rio Grande do Sul de colaborar, de contribuir, respeitando-se o necessário para manutenção dos serviços judiciais. “Dentro do espírito de grandeza, o Estado sai enriquecido com o exemplo dos Poderes”.
A peça foi repassada pela Governadora às mãos do Presidente em exercício do parlamento, Deputado Estadual Cassiá Carpes. “A LDO contou com a união e a harmonia de todos os Poderes e aponta para um orçamento com a meta do déficit zero, depois de 30 anos”, comemorou Yeda Crusius.
O Deputado Cassiá definiu a ocasião como grandiosa, por estarem todos os Poderes “irmanados buscando um só objetivo: o crescimento do Estado”.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, o ato evidencia a harmonia, o entendimento e o comprometimento de sanear as finanças públicas, com uma visão de cidadania.
Finalizando, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro João Luís Vargas, declarou que “é nas grandes tempestades que se conhecem os grandes navegadores”, e que os dirigentes estão fazendo todo o esforço para conduzir o Rio Grande a um porto seguro.
A LDO aponta as prioridades e principais orientações para a formulação do orçamento do ano subseqüente e, por definição legal, deve ser remetida à Assembléia Legislativa até o dia 15 de maio.

Um comentário:

Anônimo disse...

colega, já viste o que o projeto da LDO prevê para a DPE????
Não? Veja e compare com a do ano passado!!!!!